Results for 'José Luiz da Veiga Mercer'

923 found
Order:
  1. Um patrimônio étnico: os prenomes de batismo.José Luiz da Veiga Mercer & Sergio Odilon Nadalin - 2008 - Topoi. Revista de História 9 (17):12-21.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  21
    Tessituras.Maura Corcini Lopes & Alfredo José da Veiga-Neto - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1489-1517.
    Celebrando os quarenta anos de A Hermenêutica do Sujeito — o curso ministrado por Michel Foucault no Collège de France, em 1982 —, este texto propõe-se a estabelecer conexões, gerais e específicas, entre aquele curso e a Educação. É feita uma discussão acerca da perspectiva analítica não metafísica adotada por Foucault, em contraste com o atual discurso pedagógico interpretativo dominante. São discutidos os sentidos que se pode dar a alguns insights daquele curso, em suas relações com a Educação contemporânea. Propondo-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    Merleau-Ponty e o marxismo: política e filosofia da história.José Luiz B. Neves - 2016 - Doispontos 13 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  4.  22
    IANNINI, G. "Estilo e verdade em Jacques Lacan". Belo Horizonte: Autêntica, 2012. 374 p.José Luiz Furtado - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):383-387.
    Neste texto, procuro encontrar as origens de um dos mais importantes conceitos de Gilles Deleuze, o conceito de Imagem-tempo. Este conceito remete-nos para os primeiros textos de Deleuze dedicados à filosofia de Espinosa e ao problema do autómato espiritual e relaciona-se directamente com o problema da passividade/actividade do espectador. Ou seja, o conceito crucial na sua filosofia do cinema, a Imagem-tempo, esconde uma importante reflexão sobre a Imagem cinematográfica como arte de massas, os (im)poderes do pensamento e o modo fascista (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  15
    A concepção maquiaveliana de necessidade política.José Luiz Ames - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (141):765-788.
    RESUMO Poucos conceitos na obra de Maquiavel se repetem com tanta insistência quanto o de necessità - e os termos correlatos como necessario, necessitato etc. - obrigando-nos a reconhecer nele uma categoria de especial significação. Trata-se, sem dúvida, de um conceito que, na obra do florentino, abarca um espectro muito amplo de sentidos diversos, que vão desde o mais usual ao mais teórico e político. O presente estudo procurará distinguir esses diferentes usos que Maquiavel faz do termo, particularmente nas obras (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  2
    Povo internamente dividido: plebe, seitas e partidos em Histórias Florentinas.José Luiz Ames - 2020 - Dissertatio 50:227-251.
    O lugar comum dos estudos sobre as Istorie Fiorentine sugere que nesta obra Maquiavel revelaria uma mudança radical em sua compreensão de povo em relação às obras anteriores. Enquanto em O Príncipe e em Discursos Maquiavel teria feito uma demarcação muito nítida em relação ao modo de agir de grandi e popolo, nas Istorie tanto grandes quanto povo seriam mostrados como agentes de dominação. Nosso propósito será o de avaliar até que ponto é sustentável a interpretação corrente segundo a qual (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  14
    Circumscribere na pandemia.José Luiz Goldfarb - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 26:I.
    O ano de 2020 será lembrando como um período de profundas transformações nas sociedades no mundo. A pandemia causada pelo novo coronavírus interrompeu o fluxo normal das atividades humanas. Isolados em suas casas, professores e pesquisadores de diferentes áreas e países tiveram de reinventar seu modo de produzir e transmitir o conhecimento científico. O uso de ferramentas tecnológicas foi fundamental nesse sentido; por meio de plataformas como Teams, Zoom, Google Meet, entre outras, esses profissionais conseguiram dar continuidade às aulas, reuniões, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  41
    Fenomenologia e crise da arquitetura.José Luiz Furtado - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):414-428.
  9.  14
    Fenomenologia e realismo: o percurso de Jocelyn Benoist.José Luiz B. Neves - 2023 - Dois Pontos 20 (1).
    Procura-se retraçar o percurso da filosofia de Jocelyn Benoist, partindo de seu primeiro projeto de um realismo fenomenológico em direção à elaboração de um realismo não-fenomenológico. Mostra-se o papel do tema dos limites da intencionalidade e por que este é abandonado. Mostra-se também de que modo a diferença gramatical entre o normativo e o real permite diagnosticar na fenomenologia uma confusão de categorias atingindo a noção de aparecer. Por fim, evidencia-se como essa diferença incide sobre o problema da percepção e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. O Sindicalismo está vivo, viva o sindicalismo!José Luiz Soares - 2012 - Enfoques: Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro 11 (1):1.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  26
    Povo E governo: Sobre a questão da participação popular em maquiavel.José Luiz Ames - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (1).
    A tradição interpretativa de Maquiavel reconhece a centralidade do povo como ator político. No entanto, sobre a função que desempenha existe um amplo espectro de interpretações. Em um extremo estão aquelas que o concebem como ente passivo, sem iniciativa política autônoma. No outro, as que lhe conferem um papel ativo no governo da cidade. Muito embora o próprio Maquiavel fale do povo como animado por um “desejo negativo”, disso não resulta uma passividade popular. Neste trabalho mostraremos que o povo é (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Uso político da religião e uso religioso da política: uma análise a partir de duas interpretações exemplares - Marsílio e Maquiavel.José Luiz Ames - 2014 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 1 (2):220-239.
    We are presently confronted with an impressive growth of the religious phenomenon. This can be observed not only related to both the outbreak of new religions and the increasing attendance to worship services, but also for the presence of the religious language in the political discourse. We can see nowadays a political use of religion and a religious use of politics. When we approach the religions in a large scale perspective is possible to verify that in all of them both (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. POÉTICA DA VIRTÙ: UM ESTUDO DA COMÉDIA LA MANDRAGOLA DE NICCOLO MACHIAVELLI.José Luiz Ames - 2001 - Tempo da Ciência 8 (15):33-45.
    Niccolõ Machiavelli é universalmente conhecido por sua obra política. Opresente artigo serve-se de uma obra literária, mais precisamente da peça teatral La Mandragola, para desvelar o mundo ético-político do autor. Através da análise deste trabalho, procuramos mostrar que, de certo modo, o universo valorativo da obra de Machiavelli é captado de modo mais preciso na expressão cômico-satírica do que na sua reflexão política propriamente dita, pois enquanto nesta última a visão dos homens permanece como um dado de fundo, na comédia (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Transformações do significado de conflito na "História de Florença" de Maquiavel.José Luiz Ames - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):265-286.
    exam of the issue of conflict since the “History of Florence” provides us with elements capable to show the Machiavellian reflection does not evolve according to such a simple and linear way as it is shown in the “Discourses”. In fact, investigation will reveal that the opposition between the two types of conflict – positive conflict and negative conflict –, described in the “Discourses”, is progressively defined, from the analysis of Florentian history, as being just one type – the tragic (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    Merleau-Ponty e o "grande racionalismo": que é ler um clássico?José Luiz B. Neves - 2009 - Cadernos Espinosanos 20:149.
    Procura-se mostrar como aquilo a que chamam a “teoria da leitura” merleau-pontiana, calcada na meditação do impensado de outros filósofos, surge apenas no interior de seu projeto ontológico e, mais precisamente, no âmbito das conseqüências que ele traz para a compreensão da idealidade. É assim que a “história da filosofia” só ganha sentido na filosofia de Merleau-Ponty uma vez assumidas decisões filosóficas prévias como a de, para inscrever a significação no domínio do sensível, sublinhar as dimensões passivas da experiência anteriores (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  17
    A doutrina do legislador humano E a soberania popular de marsílio de pádua.José Luiz Ames - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (3):395-406.
    Marsilio de Pádua foi um pensador da Baixa Idade Média, autor de uma obra de Filosofia Politica que antecipou as grandes linhas da reflexão política moderna. No cerne destas discussões está a idéia de que o poder originário está no conjunto do povo, o legislador humano, e não num indivíduo ou grupo de indivíduos, prenunciando a tese tipicamente moderna da soberania popular.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  10
    Reflexões sobre a concepção maquiaveliana de Liberdade, sua corrupção e sua restauração.José Luiz Ames - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (21):44.
    O que Maquiavel entende por liberdade, o que pode levar à sua degradação e como será possível restaurá-la? Esta é a pergunta que nos guiará nesta reflexão. Nossa hipótese é de que a liberdade, para Maquiavel, é resultado do movimento de resistência ativa do povo ao desejo de dominação dos grandes; ela é, pois, fruto da ação – da luta política - no espaço público e só existirá neste espaço enquanto persistir a resistência à dominação. Este desejo do povo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Natureza e cosmologia em Maquiavel: entre o fatalismo e a autonomia da história.José Luiz Ames - 2016 - Cosmos E Contexto:0-0.
  19.  14
    Metapsicologia do perdão.José Luiz Caon - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):81-90.
    SÍNTESE - O autor serve-se de dois textos de Sófocles, Édipo-Tirano e Édipo em Colono, e de dois textos de Freud, O chiste e sua relação com o inconsciente e O humor. Extrai dos textos de Sófocles uma prefiguração da noção de autoperdão e, dos textos de Freud, elementos de uma metapsicologia do autoperdão. O texto freudiano de 1927 aprofunda e amplia a concepção de sobreeu. Assim, é mais que uma instância de aparelho anímico cruel, severa, tirana, intolerante e inclemente. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  47
    Teoria conflitual da política de Maquiavel: alternativa ao paradoxo moderno da relação entre poder constituinte e poder constituído?José Luiz Ames - 2018 - Discurso 48 (1):167-191.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. UMA TEORIA DO CONFLITO: MAQUIAVEL E MARX.José Luiz Ames - 2008 - Educere Et Educare 3 (6):55-66.
    This article intends to establish a contact between two proscribed thinkers: Machiavelli and Marx. Although apart in time and in political vision, they offer the possibility of a reflection which is able to provide mutual fecundation. We want to show that Machiavelli’s pessimism and Marx’s optimism both derive from the diverse understanding of what provokes the fundamental division of society into two fundamental antagonistic groups. Whereas one treats it as a division of opposite desires, to the other it is determined (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22. Natureza humana, dever moral e finalidade do Estado em Maquiavel.José Luiz Ames - 2006 - Reflexão 31 (90):63-70.
    Partimos do estudo na noção de homem presente no pensamento de Maquiavel para estabelecer a idéia de Estado e sua relação com a ética. Existe, quanto a esta questão, uma vasta polêmica na tradição interpretativa e que podemos reduzir a duas perspectivas fundamentais. Primeira: Maquiavel compreende a natureza humana como corrompida de forma definitiva, o que transforma o Estado em instrumento puramente coator da malevolência humana. Nesta ótica, não há espaço para pensar em finalidades éticas do Estado. Segunda: mesmo partindo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  17
    (1 other version)O que diria Hannah Arendt sobre O centenário da revolução russa?José Luiz De Oliveira - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (1):307.
    Ao tratar da ação do homem contemporâneo no que diz respeito à Revolução Russa, Hannah Arendt elabora abordagens no campo da filosofia política. Trata-se de abordagens que, certamente, podem iluminar o tempo presente, principalmente quando comemoramos o centenário dessa importante ruptura ocorrida em1917. Aautora, em suas análises, procura demonstrar que as experiências dos conselhos na Rússia, configurados em Sovietes, se fortaleceram a partir dos movimentos de 1905 por meio de ondas de greves espontâneas. Arendt faz referência ao caráter republicano dos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. (1 other version)Machiavelli and the education: the formation of the good citizen.José Luiz Ames - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (2):137-152.
    Machiavelli is commonly known by a political theory associated to his name: "machiavellism". The initial effort of the article is to take apart Machiavellian thought from such a conception. After this it tries a detailed analysis of all occurrences of the term "education", which amounts to eleven times in his work. The hypothesis by which our reflexion is guided is that education is conceived by Machiavelli as a force addressed to control the desire's as well as the nature's inherent movement (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Igualdade Política: base do Estado maquiaveliano.José Luiz Ames - 2015 - Síntese: Revista de Filosofia 42 (133):252-262.
    The fully understanding of the Machiavellian concept of the State depends on the determination of the idea of political equality. Political equality must be conceived, in its turn, as domination equality and absence of privilege/precedence; in other words, absence of subordination. Taking into account a definition such as that, the Machiavellian model of the State could only be the Republic. So, this paper argues G. Pancera`s view, proposed in his book “Maquiavel entre Repúblicas”, that such model of the State was (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Republicanismo conflitual e agonismo democrático pluralista.José Luiz Ames - 2012 - Princípios: Revista de Filosofia 19 (31):209-234.
    This paper aims to point out that Machiavelli’s contribution can go beyond from merely an articulation between individual freedom and civic participation, as viewed by Skinner. It can be showed that Machiavelli’s most fruitful contribution is in his conception of conflict as a ineradicable dimension of politics, which is an aspect neglected by Skinner when he reduced it to a form among others of cultivation of civic virtue. Drawing upon reflections developed in the last decades by Chantal Mouffe, this paper (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. (1 other version)Freedom and conflict-confrontation of desires as background of the idea of freedom in Machiavelli.Jose Luiz Ames - 2009 - Kriterion: Journal of Philosophy 50 (119):179-196.
    The article works out the thesis that to the excessive desire of the powerful for the absolute appropriation/domination it is opposed a not less excessive and absolute desire from people in order not to be appropriated/dominated: two desires of a distinct nature which are neither the desire for the same things nor the desire for different things, but desires in which the act of desiring is different. Taking into account that each desire aims at its absolute effectiveness, each one of (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  11
    O tempo na pesquisa psicanalítica.José Luiz Caon - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):333-338.
    O pequeno estudo do autor trata do tempo na pesquisa psicanalítica implicado no termo e na noção freudianos de nachtraglich e Nachtraglichkeit {effet d'aprêscoup, relance). Serve-se de quatro ilustrações: 1) a noção do jogo olimpico chamado revezamento ; 2) a noção da figura musical de síncope, quando o segundo tempo é forte e o primeiro, fraco; 3) o conto baseado num divertimento de salão, conhecido como o jogo dos três prisioneiros, do qual Lacan extrai preciosas informações, no seu estudo, "Le (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Acerca da fenomenologia existencial de Maurice Merleau-Ponty.José Luiz de F. Filho - 2014 - In Antonio Balbino Marçal Lima & Sanqueilo de Lima Santos (eds.), Ensaios sobre fenomenologia: Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty. Ilhéus, Bahia: Editus-Editora da UESC.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  29
    Protagonismo teatral e protagonismo educacional: quais deslocamentos fazem surgir um ator?Cláudia Garcia Cavalcante & José Luiz de Souza Santos - 2019 - Bakhtiniana 14 (3):156-175.
    RESUMO Este artigo visa promover um diálogo entre os sentidos de “protagonismo” nos campos teatral e educacional, a partir dos estudos de Bakhtin e o Círculo. Para tanto, analisa enunciados presentes em uma pesquisa documental, considerando as ocorrências da palavra “protagonismo” entre os sentidos emergentes, a fim de estabelecer possíveis pontos de contato com a categoria bakhtiniana de autoria. Para a investigação, partimos do texto da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e do Projeto Político-Pedagógico de uma universidade federal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  17
    Professor José Luiz Sigrist, o Mestre da Palavra.José Luís Sanfelice - 2015 - Filosofia E Educação 7 (1):25.
    O Prof. Sigrist, como acadêmico, não foi um profissional da escrita, são poucos os seus escritos. O Prof. Sigrist foi um profissional da palavra, do discurso, e conseguia abusar da sua memória. Usava poucas anotações para as suas falas, mas cabia aos alunos lerem suas indicações bibliográficas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  19
    Herdeiros de Sísifo: teoria da literatura e homoerotismo.de Souza Júnior & José Luiz Foureaux - 2019 - Uberlândia: O Sexo da Palavra.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  39
    An Artifact for Evaluating the Quality of Health Service Providers: Evidence From Brazil.Lúcia Helena da Silva Mendes, Luiz Cláudio Sampaio Mendes, Lilian Lucy dos Santos, Carlos Otávio Senff, Claudimar Pereira da Veiga & Luiz Carlos Duclós - 2018 - Inquiry: The Journal of Health Care Organization, Provision, and Financing 55:004695801879016.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. O conhecimento como princípio da colonialidade e da solidariedade // Knowledge as a principle of coloniality and solidarity.Luiz Síveres & José Roberto de Souza Santos - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (3):124-137.
    Neste início de século a humanidade vem enfrentando muitos e diversos problemas, sejam eles epistemológicos, éticos, sociais, ambientais, políticos ou econômicos. Todos eles, problemas modernos, mas, conforme se defenderá, sem soluções modernas. Os objetivos do artigo são compreender as raízes destas problemáticas, demonstrar que jamais houve modernidade sem colonialidade, uma das razões para que o projeto moderno não seja concluído, e analisar as perspectivas que se abrem a partir da periferia do mundo moderno/colonial. Pensar a partir da periferia, dos lugares (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  18
    A Relação Entre a Defesa Das Liberdades e as Regras Do Jogo Democrático No Pensamento de Norberto Bobbio.Luiz Paulo Rouanet & Ludovyco José Viol Moras - 2024 - Dissertatio 58:156-175.
    O presente trabalho tem por propósito demonstrar a defesa das liberdades, realizada porNorberto Bobbio, enquanto uma precondição salutar para o funcionamento das regras do jogodemocrático. Para tanto, será explicitado que o filósofo e jurista italiano parte, num primeiro momento, daanálise da democracia para, posteriormente, abordar as liberdades e a sua defesa. Em seu livro Il futurodella democrazia (1984), o pensador apresenta, em oposição aos regimes autocráticos, uma definiçãoprocedimental da democracia, concebida como regras do jogo. Essas regras configuram osprocedimentos, que devem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  29
    A transição religiosa brasileira e o processo de difusão das filiações evangélicas no Rio de Janeiro.José Eustáquio Diniz Alves, Suzana Marta Cavenaghi & Luiz Felipe Walter Barros - 2014 - Horizonte 12 (36):1055-1085.
    Catholicism has been the hegemonic religion in Brazil. However, in recent decades the country is undergoing a major religious transformation, with a drop of Catholic affiliations and rapid growth of evangelicals, and a increase to a lesser pace, of other religions and no-religion. Hence, there is a growing religious plurality, although Christianity remains widely majority in the country. But within the Christian religion there is a change of hegemony between Catholics and evangelicals. An innovation of the dogma and the evangelical (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  50
    Desmatamento da Amazônia, impactos ambientais e desafios para a espiritualidade cristã.Luiz José Dietrich & Nadi Maria de Almeida - 2020 - Franciscanum 62 (173):1-30.
    Algo que impacta o meio ambiente impacta a todos. O desmatamento da Amazônia, um problema atual que afeta e destrói os ecossistemas e consequentemente ameaça à humanidade, cresceu drasticamente nos últimos anos. Esta pesquisa analisa os motivos e as consequências do crescimento do desmatamento da Amazônia. Aborda as estruturas e articulações brasileiras e internacionais e a posição e a contribuição da Igreja Católica, a partir da espiritualidade cristã, propondo uma ecologia integral, do cuidado da “Casa Comum”. Baseada em pesquisa bibliográfica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  57
    Embodiment of a virtual prosthesis through training using an EMG-based human-machine interface: Case series.Karina Aparecida Rodrigues, João Vitor da Silva Moreira, Daniel José Lins Leal Pinheiro, Rodrigo Lantyer Marques Dantas, Thaís Cardoso Santos, João Luiz Vieira Nepomuceno, Maria Angélica Ratier Jajah Nogueira, Esper Abrão Cavalheiro & Jean Faber - 2022 - Frontiers in Human Neuroscience 16:870103.
    Therapeutic strategies capable of inducing and enhancing prosthesis embodiment are a key point for better adaptation to and acceptance of prosthetic limbs. In this study, we developed a training protocol using an EMG-based human-machine interface that was applied in the preprosthetic rehabilitation phase of people with amputation. This is a case series with the objective of evaluating the induction and enhancement of the embodiment of a virtual prosthesis. Six men and a woman with unilateral transfemoral traumatic amputation without previous use (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  65
    Filosofia e forma da ação-Uma entrevista de Henrique Cláudio de Lima Vaz.Anderson Gonçalves, José Luis Herência, Luiz Repa & Sílvio Rosa Filho - 1997 - Cadernos de Filosofia Alemã 2:77-102.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  63
    A Igreja do Brasil na preparação do Vaticano II (The participation of the Church from Brazil in the preparation of Vatican II) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p986. [REVIEW]Luiz Carlos Luz Marques & José Oscar Beozzo - 2011 - Horizonte 9 (24):986-1009.
    Levando–se em conta os leitores do século XXI, ao debruçar-se sobre a participação da Igreja católica brasileira na preparação do Concílio Vaticano II, o presente estudo parte de três perguntas: a) o quê interessa saber sobre a participação brasileira? b) É este um tema relevante? c) Alguns brasileiros participação significativamente na fase preparatória? Para responder apropriadamente a essas questões os autores propõem um conceito diferente de “participação” na preparação do Vaticano II por parte do episcopado brasileiro. O artigo não foca (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  79
    Appellate Court Modifications Extraction for Portuguese.William Paulo Ducca Fernandes, Luiz José Schirmer Silva, Isabella Zalcberg Frajhof, Guilherme da Franca Couto Fernandes de Almeida, Carlos Nelson Konder, Rafael Barbosa Nasser, Gustavo Robichez de Carvalho, Simone Diniz Junqueira Barbosa & Hélio Côrtes Vieira Lopes - 2020 - Artificial Intelligence and Law 28 (3):327-360.
    Appellate Court Modifications Extraction consists of, given an Appellate Court decision, identifying the proposed modifications by the upper Court of the lower Court judge’s decision. In this work, we propose a system to extract Appellate Court Modifications for Portuguese. Information extraction for legal texts has been previously addressed using different techniques and for several languages. Our proposal differs from previous work in two ways: our corpus is composed of Brazilian Appellate Court decisions, in which we look for a set of (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  42.  9
    Os limites da política: uma divergência.José Arthur Giannotti - 2017 - [São Paulo, Brazil]: Companhia das Letras. Edited by Luiz Damon Santos Moutinho.
    Qual o lugar da política em nossas modernas sociedades capitalistas? De que política se trata? Como a democracia deve se haver com uma economia que provoca riqueza gerando desigualdades insalubres? Essas são algumas das questões sobre as quais se debruçam os filósofos José Arthur Giannotti e Luiz Damon Moutinho em Os limites da política. Instigado pelo alcance e profundidade do e-book A política no limite do pensar, de Giannotti, publicado pela Companhia das Letras em 2014, Luiz Damon (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  11
    Effects of Body-Oriented Interventions on Preschoolers' Social-Emotional Competence: A Systematic Review.Andreia Dias Rodrigues, Ana Cruz-Ferreira, José Marmeleira & Guida Veiga - 2022 - Frontiers in Psychology 12.
    Objective:A growing body of evidence supports the effectiveness of body-oriented interventions in educational contexts, showing positive influences on social-emotional competence. Nevertheless, there is a lack of systematization of the evidence regarding preschool years. This is a two-part systematic review. In this first part, we aim to examine the effects of BOI on preschoolers' social-emotional competence outcomes.Data Sources:Searches were conducted in Pubmed, Scopus, PsycInfo, ERIC, Web of Science, Portal Regional da BVS and CINAHL.Eligibility Criteria:English, French and Portuguese language articles published between (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  25
    As temáticas nacionais na historiografia latino-americana.Luiz Felipe Viel Moreira - 2017 - Diálogos (Maringa) 21 (1):1.
    Esta mesa-redonda foi organizada a partir do encontro de seus autores em um simpósio sobre historiografia no 55º Congresso Internacional de Americanistas, que ocorreu em julho de 2015, em San Salvador. O simpósio em questão foi o de número 69, Historia de la historiografía latinoamericana: nuevas miradas y debates contemporáneos. Os trabalhos aqui apresentados pelo guatemalteco Jose Edgardo Cal Montoya, “La historia como profesión”: el aporte de Ernesto Chinchilla Aguilar a la historiografía guatemalteca y centroamericana e o paraguaio Herib Caballero (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  9
    Filosofia e educação: crítica foucaultiana Por vias epistemológicas da filosofia da Resistência.José Pascoal Mantovani - 2020 - Páginas de Filosofía 8 (1-2):69.
    Este artigo tem como objeto de pesquisa o tema da filosofia e educação, bem como a idiossincrasia destes dois tópicos. Como objetivo geral deste trabalho, espera-se apresentar caminhos epistemológicos relacionados a filosofia da Educação a partir da constituição da subjetividade do filósofo francês Michel Foucault. Os objetivos específicos serão: apresentar a relação indissociável entre filosofia e educação a partir de contribuições kantianas e de Adorno ; destacar a dimensão da subjetividade em Foucault e sua abordagem sobre a constituição do sujeito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  47
    Presentacón - Minga-Mutirão de Revistas de Teología latinoamericanas - A los 40 años de la Teología de la Liberación: balance y futuro.José Maria Vigil - 2013 - Horizonte 11 (32):1670-1673.
    Índice del número colectivo Minga-Mutirão de Revistas Latinoamericanas de Teología 2013, «A los 40 años de la Teología de la Liberación: balance y futuro» VIGIL, José Maria. Presentación . BARROS, Marcelo; VIGIL, José Maria. Anunciaron su muerte, ¡pero está bien viva! Teología de la Liberación 40 años: balance y perspectivas . SUSIN, Luiz Carlos, Secretario Executivo do Foro Mundial de Teologia e Libertação, Porto Alegre, Brasil, Teologia da Libertação: de onde viemos, para onde vamos? ALMEIDA, Antonio (...) de , Teologia da Libertação e transições eclesiasis pendentes para o futuro. ARAGÃO, Gilbraz, Recife, Brasil, A Libertação se desdobra em diálogo. Teologia da Libertação e pluralismo religioso. BARROS, Marcelo, Recife, Brasil, Para una teología bolivariana de la Liberación. Teología de la Liberación y Patria Grande hoy . SCHIAVO, Luigi, San José, Costa Rica , Tiempos oscuros, tiempos de monstruos. Teología de la Liberación y nuevos desafíos culturales. OSORIO, Sergio, Bogotá, Colombia , Una nueva dimensión epistemológica para la teología. La Teología de la Liberación y el desafío epistemológico. RODRIGUES SILVA Marcos, Coordenador da Comissão de Teologia Afro da ASETT, Teologia Afro (ou Negra) da Libertação: balanço e perspectivas. TOMICHÁ, Roberto, Cochabamba, Bolivia, Teologías de la liberación indígenas. VÉLEZ, Consuelo, Coordinadora de la Comisión de Teología Feminista de la ASETT, Universidad Xaveriana, Bogotá, Colombia, Teología feminista latinoamericana de la Liberación: balance y futuro. KERBER, Guillermo : Teología de la liberación y movimiento ecuménico. CASTILLO, Jorge, panameño profesor de teología en la Universidad de Nijmegen, Holanda, Teología de la liberación y «cristianismo mundial». VIGIL, José María, Panamá, Panamá, Teología de la Liberación en camino hacia nuevos paradigmas. (shrink)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  22
    CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: FLACSO, 2005. 270 p. [REVIEW]Renata Cristiane Romanini de Oliveira & José Geraldo Pedrosa - 2013 - Educação E Filosofia 27 (54):755-760.
    CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: FLACSO, 2005. 270 p. Apresentado originalmente em 1999 para o Projeto Replanfor, da Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional, do Ministério do Trabalho, e incorporado como parte dos trabalhos sobre o tema que o autor vem desenvolvendo desde 1972, quando da defesa de sua dissertação de mestrado, o livro é uma relevante contribuição para os estudos sobre a história da educação profissional (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  49
    A identidade presbiteral depois do Vaticano II (Presbyterial Identity after Vatican II) - DOI: P.2175-5841.2011v9n24p1090. [REVIEW]Pe Geraldo Luiz Borges Hackmann - 2011 - Horizonte 9 (24):1090-1112.
    O artigo aborda a questão da identidade presbiteral do Concílio Ecumênico Vaticano II até hoje. O ponto de partida são dois artigos sobre esse tema. Um foi escrito por Mauro Gagliardi, e publicado pela revista da Congregação para o Clero, e outro por José Maria Hernándes Martínez, CMF, e publicado pela revista Proyección. Apesar de tratarem da mesma questão, eles têm pontos de vista diferentes para compreender a fundamentação do proprium do ministério ordenado: a representação de Cristo ou a (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Filosofia da religiao.M. A. da Veiga - 1981 - Revista Portuguesa de Filosofia. Supplemento Bibliografico Braga 11 (67-68):16-22.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. A Catástrofe Que Logos Somos: Banalidade Do Mal No Antropoceno.Ádamo Bouças Escossia da Veiga - 2024 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 18 (35):99-111.
    This essay aims to mobilize Hannah Arendt’s concept of the banality of evil to think about the ongoing climate catastrophe. We intend to analyze the question of responsibility and irresponsibility; who can we blame for the catastrophe? Confluencing Arendt’s concept with the reflections of Mark Fisher, Bruno Latour, Elizabeth Povinelli and Günther Andres, we try to develop this question. Finally, we conclude that we are all implicated in the catastrophe, even if in different ways, as produced by the capitalist mode (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 923